O State foi fundado em uma antiga fábrica da Votorantim, que é também um dos investidores do projeto, e inclui espaço de Coworking direcionado a empresas na vanguarda de setores ligados à tecnologia
Foi inaugurado em 2020, no bairro da Vila Leopoldina, em São Paulo, o STATE, um hub de inovação dedicado a empresas de tecnologia. Com mais de 20 mil metros quadrados, no entanto, o projeto se destaca entre as centenas de Hub´s que surgem no mercado.
O State foi fundado em uma antiga fábrica da Votorantim, ainda proprietária do imóvel e também uma das sócias-investidoras, junto com o fundo Sangha Investments, de propriedade do sócio-gestor Jorge Pacheco.
O projeto é inspirado em Hub´s conhecidos internacionalmente, mas também encontra paralelos e inspirações em centros de inovação corporativos nacional: “Já existem iniciativas incríveis como o Cubo (do Itaú), o inovaBra (do Bradesco) e o campus do Google, mas não para o hardware e para a ciência de uma maneira geral” declara Jorge, que também é proprietário do espaço de Coworking PLUG, que abrigou os primeiros escritórios da Uber no Brasil. “A ideia é abrigar áreas de inovação e de pesquisa e desenvolvimento de grandes empresas, conectando-as com startups e universidades.
A localização do State também é conveniente para este propósito, próximo à USP, ao espaço de eventos ARCA e será potencializada caso o projeto do Governo do Estado de criar um centro de Inovação onde hoje está CEAGESP venha a se concretizar.
O custo de uma estação de trabalho no STATE fica entre 1000 e 1300 reais mensais e a empresa precisa passar por um processo de seleção que avalia sua adequação ao ecossistema local. “Não aceitamos startups que já existem no mercado há algum tempo. Selecionamos marcas que estão na vanguarda de novas ideias. Se aceitarmos qualquer uma, não vamos conquistar a comunidade forte que é a nossa proposta.
O primeiro projeto instalado no espaço foi o La Fabrique — projeto de iniciativa do banco BNP Paribas e das empresas Carrefour, Edenred e Ingenico, todas de origem francesa.
Saiba mais nos artigos fonte, clicando aqui (Veja), aqui (Forbes) e aqui.
Leia também no Universo Coworking:
São Paulo conta com Hub de Inovação para Maconha Medicinal
HITT : Taubaté ganha segundo Hub de Inovação