Um espaço dedicado ao surgimento de novos negócios e um espaço dedicado ao trabalho remoto. Falamos do Hub de Inovação e do Coworking.
Um espaço dedicado ao surgimento de novos negócios e um espaço dedicado ao trabalho remoto. Falamos do Hub de Inovação e do Coworking.
Ambos são dedicados ao trabalho, tecnológicos e inovadores, mas qual a diferença entre eles? É sobre isso que vamos falar, mas primeiro, definindo muito bem cada um. Além do mais, não estão tão distantes um do outro, como você vai perceber.
Como funciona o Coworking
O Coworking é um espaço de trabalho compartilhado. É utilizado, principalmente, por empresas que buscam flexibilidade de contratos e redução de custos, assim como profissionais que buscam estrutura mais profissional e adequada do que trabalhar em casa.
Existem espaços de Coworking gratuitos, utilizados principalmente por pessoas que precisam apenas de internet para trabalhar, mas as empresas e profissionais que utilizam o espaço com frequência optam pelo maior conforto de um Coworking pago. Para muitos, o Coworking seria o modelo híbrido, unindo vantagens do escritório convencional e do home office.
Podem apresentar toda a estrutura de um escritório, inclusive com pessoal para atendimento na recepção e de ligações. Estão presentes as salas individuais ou para reuniões, que são alugadas de acordo com a necessidade da empresa ou do profissional interessado.
Uma empresa pode alugar uma sala para andamento de um projeto específico. Um empresário pode escolher o local para marcar suas reuniões com clientes. Tudo de acordo com as necessidades dessas pessoas.
A dinâmica no Hub de Inovação
O Hub de Inovação também é dedicado ao trabalho, mas não é igual ao Coworking. Nesse tipo de espaço são reunidos investidores e empreendedores dispostos a criar novos negócios, de preferência modelos inovadores.
São espaços que surgem muitas das chamadas startups, empresas com base em tecnologia que possuem grande potencial de expansão no mercado.
E para que isso aconteça e saia do papel há outros profissionais envolvidos, seja para investir financeiramente ou mesmo para dar mentoria. Podemos citar como exemplo diversos aplicativos que tornam a vida das pessoas mais fácil.
A diferença entre os dois espaços
E qual a diferença entre esses dois espaços? Como você já deve imaginar, apesar de serem compartilhados, são dedicados a fins diferentes.
Se um é aberto a pessoas para o trabalho, o outro é dedicado ao surgimento de novas empresas. Por outro lado, é interessante destacar que os dois existem com base em tecnologia, seja presente ou em desenvolvimento.
Tanto a flexibilidade no trabalho remoto quanto a criação dessas empresas inovadoras são pautados em tecnologia. Os valores que unem esses espaços são tecnologia e inovação.
O Hub com espaço de Coworking
Agora que ficou clara a diferença entre os dois, vamos acrescentar que o Hub de Inovação pode oferecer um espaço de Coworking. Exemplo disso é a MTI, empresa de Minas Gerais que reúne os dois conceitos.
No mesmo espaço onde empresas surgem e crescem, investidores estão presentes e mentores atuam, há locais para o trabalho remoto.
Serve para pessoas que queiram fazer conexões ou que apenas desejam trabalhar remotamente. Além disso, outro público são os próprios empreendedores, que podem usar o espaço para aperfeiçoamento do seu projeto.
Uma maneira de explicar os dois é que possuem funções diferentes, mas muitos pontos em comum. O Hub de Inovação e o Coworking são representantes do que há de mais novo no mercado.
São capazes de abrir portas para setores específicos, como é o caso de Cozinhas Compartilhadas, Coworking Médico, junto aos Hubs que são dedicados a indústria, saúde, mobilidade urbana, enfim.
Assim conseguimos entender o que é cada uma dessas práticas e como elas podem diferenciar-se ou mesmo se relacionar. Sem dúvidas ouviremos falar cada vez mais desses dois modelos de negócio.
Leia também no Universo Coworking:
Coworkings na mira das empresas que fecharam escritórios
Com 20 mil metros quadrados, o STATE é o maior Hub de Inovação independente do Brasil