Ícone do site Universo Coworking

Portugal abrirá 53 Coworkings públicos até o final de Junho

Portugal abrirá 53 Coworkings públicos até o final de Junho. Foto: Pública

Portugal abrirá 53 Coworkings públicos até o final de Junho. Foto: Pública

Serão 53 Coworkings em 53 cidades, a abertura de espaços compartilhados é parte de um plano para levar empresas ao interior do país, em um projeto de 20 milhões de Euros.

O governo de Portugal vai inaugurar 53 espaços públicos de Coworking em 53 diferentes cidades do interior do país. Serão 16 na região Norte, 23 no Centro, três no Alentejo e 11 no Algarve.

A iniciativa, que conta com um orçamento de 20 milhões de Euros, busca incentivar o empreendedorismo e a mudança de empresas para cidades do interior do país. A abertura de novas empresas trará empregos e receita para as regiões, além de reduzir a necessidade de transporte de profissionais que trabalham longe de suas casas. O projeto é parte do Programa de Estabilização Económica e Social (PEES).

Segundo o ministério responsável pelo projeto, “os espaços, disponibilizados pelas autarquias, vão estar devidamente equipados com computadores, impressoras e acesso à Internet (..) de forma a disporem de bancadas livres para diferentes períodos de ocupação, zonas privadas para videochamadas, áreas para reuniões e locais para a realização de apresentações ou acções de formação. Vão localizar-se em espaços centrais, próximos de serviços, espaços culturais ou destinados à prática de desporto”.

A aposta em iniciativas de trabalho remoto e espaços de Coworking busca reduzir a assimetria de ofertas profissionais entre as regiões, um dos objetivos do Plano de Valorização do Interior.

Saiba mais aqui.

Leia também no Universo Coworking:
Coworking flutuante em um rio ao lado do castelo, que tal?
Veja o trailer do filme com detalhes inéditos da história de Adam Neumann, o polêmico fundador da WeWork

Sair da versão mobile